Internet na sua TV



Você provavelmente nunca mais vai olhar a televisão com os mesmos olhos depois de começar a usar uma TV com internet. Algumas marcas chamam o recurso de Smart TV; outras, de Internet TV. A verdade é que a função não substitui o computador, pois as TVs possuem memória interna pequena e não são indicadas para trabalhos e download de arquivos. Porém, para visitar páginas da internet e redes sociais, fazer pesquisas, verificar e-mails, entre outros, é incrivelmente útil.
 Samsung Smart TV 
As Samsung Smart TVs são provavelmente umas das mais completas no que diz respeito à qualidade de imagem, recursos e design. As poderosas Série 7 Samsung e Série 8 Samsung merecem destaque entre as TVs com internet, isso porque essas linhas de televisores respondem aos comandos de voz e de movimentos. Ou seja: você pode acessar os recursos da TV apenas dizendo um comando em voz alta ou até movendo as mãos no ar, como nos jogos do Kinect para Xbox 360.

Quanto a essas Smart TVs da Samsung, eles já vêm com navegador embutido para você acessar suas páginas preferidas, além de aplicativos como Facebook, Twitter, Netflix, Netmovies, entre outros. E esses aplicativos são bastante fáceis de usar. Além disso, na hora de entrar nas redes sociais, você pode utilizar o recurso de reconhecimento facial, assim você não precisa digitar sua senha todas as vezes, basta ficar em frente ao aparelho para ele reconhecer você.

LG Smart TV

As LG Smart TVs são outros modelos de televisões com internet, e um bom exemplo de aparelho com esse recurso é a TV LG 55LW5600. Nessa TV, há uma página inicial na qual é possível acessar telas divididas, conteúdo Premium, com filmes, esportes, músicas e muitos mais, e uma barra de tarefas para um navegador, buscador e outras funções, que você pode personalizar à vontade com os aplicativos preferidos. Ou seja, a LG pensou na praticidade para você navegar com eficiência pela internet. 

A LG conta ainda com o controle remoto Magic Motion, que você usa como se ele fosse um mouse para a sua TV. Precisa apenas apontar, clicar e pronto: tem acesso a vários conteúdos. Mas, no caso da TV LG 55LW5600, o controle é vendido separadamente, e não são todas as Smart TVs da marca que já vêm com esse acessório.

Sony Internet TV

Os modelos da Sony Internet TV também não poderiam ficar de fora, e entre as TVs com recursos mais avançados está a série NX725. Na hora de navegar, você pode acessar inúmeros sites, compartilhar fotos e vídeos com seus amigos nas redes sociais e conversar por Skype (nesse caso, é preciso o uso de uma webcam compatível).

Se você tiver um smartphone com sistema operacional Android ou iOS, está aí uma vantagem: com o aplicativo Media Remote, o seu aparelho transforma-se em controle remoto para você ter acesso a vários sites. 

Conclusão: 

 Com tantas inovações, as novas Smart TVs da Samsung saem na frente no quesito modernidade, já que com as Série 7 e a Série 8 você pode interagir de um jeito diferente com os televisores para navegar em vários sites. Ter a possibilidade de interagir com as Smart TVs, seja por comando de voz, reconhecimento do rosto ou movimento das mãos, proporciona a você uma nova maneira de assistir TV e, claro, de se divertir.

Os modelos Sony Internet TV levam vantagem principalmente se você for fã da marca e possuir outros aparelhos Sony. Alguns modelos dessas TVs inteligentes contam com o recurso Bravia Sync, que possibilitam, através da entrada HDMI, conectar outros aparelhos também compatíveis, e usar apenas o controle remoto da TV para comandar com facilidade imagens e sons. Certamente essas TVs com internet são uma boa sugestão pela tradição Sony de desenvolver bons produtos e também proporcionar essa integração entre vários aparelhos da marca. 

Já a vantagem das Smart TVs da LG fica por conta da possibilidade de utilizar o controle remoto Magic Motion como mouse para navegar pela TV, ideal para quem busca praticidade para acessar diversos sites. É verdade que nem todos os modelos oferecem esse controle, mas vale a pena investir no acessório separadamente.

 Samsung, LG e Sony são marcas de qualidade, preparadas para oferecer TVs com internet eficientes no mercado. De acordo com o seu perfil, escolha a marca que possui a TV que mais tem o seu jeito – e o jeito da sua família – e aproveite!

Artigo atualizado em 04/03/2013